03/02/2021

                                        Seis Sonetos de Maria Lúcia Alvim ( 1932 - 2021 )



                                        VI

                                        Onde tempo que me date
                                        E não me faça perder
                                        Quando no tempo me afaste
                                        Do que fui antes de ser
                                        
Esta vida que me assiste
                                        Nem me deixa transmigrar
                                        Se perto Amor me consiste
                                        Não me posso acrescentar;
                                        Renasce antigo erro: cedo
                                        Não distingo ser e medo
                                        Ou vontade de parar.
                                        A nada me posso dar
                                        Estando presa a vontades
                                        Que reúnam essas metades.

                                        in
"XX Sonetos", 1959



                                        XIV

                                        Quisera tanto que durasse
                                        qualquer desejo em qualquer dia
                                        que mesmo sendo em demasia
                                        eu deles nunca me fartasse;
                                        assim enquanto não houvesse
                                        nada mais que vos sugerisse
                                        então que a vida ressurgisse
                                        e só desejos refizesse;
                                        porque deixei vossa verdade
                                        ó coisas já feitas de espera
                                        quando sempre tudo soubera
                                        tão cheio de realidade;
                                        pois bem sei que ando consumida
                                        mas por desejos que são vida.
 

                                        in "XX Sonetos", 1959



                                        AQUAVIA

                                        Como a fonte que jorra, ambivalente,
                                        marejados de sono, navegamos —
                                        que esse rio de amor e de abandono
                                        seja leito comum para quem morre.

                                        Impelidos à margem da corrente
                                        sacudimos a tarja temporária –
                                        e a alma se evapora: tarlatana
                                        sobre a nossa nudez contraditória.

                                        Na umidade do riso, no desejo
                                        impreciso e profuso, pelo pranto
                                        que no calor das órbitas poreja,

                                        Ah, transidos de frio, patinamos
                                        entre quiosques, domos e coretos
                                        sem nada surpreender ou consumar.

                                        in "Romanceiro de Dona Beja", 1979



                                        DANÇA DOS ESPÍRITOS BEATOS

                                        A navalha. O Verbo. O movimento
                                        O Menino de barba crespa e basta.
                                        O Cavalo-Marinho (aquele passe
                                        de nunca ser tomada de surpresa!)

                                        Grávido de mim. Quem? Senão a Ti
                                        faria? Onde o Mal, em tal sacrifício?
                                        A tua cabeleira negra e casta.
                                        Os meus cabelos tesos e metálicos.

                                        Chamamos pelo nome esse pecado
                                        Amor: — penetra fundo na palavra
                                        e reboa no ar: Amaldiçoado!…

                                        E quanto mais te ouço mais me encorpo
                                        cerzida ao teu Corpo, que é meu corpo,
                                        que não vejo, não cheiro, que não toco.

                                        in "A rosa malvada", 1980

 


                                        II. CANTIGA DE RODA

                                        Eu era assim no dia dos meus anos
                                        E quando me casei, eu era assim
                                        Eu era assim na roda dos enganos
                                        E quando me apartei, eu era assim

                                        Eu era assim caçula dos arcanos
                                        E quando me sovei, eu era assim
                                        Eu era assim na voz dos minuanos
                                        E pela primavera, eu era assim

                                        Enquanto fui viúva, eu era assim
                                        Enquanto fui vadia, eu era assim
                                        E pela cor furtiva, eu era assim

                                        No amor que tu me deste, eu era assim
                                        E trás da lua cheia, eu era assim
                                        E quando fui caveira, eu era assim

                                        in "Batendo pasto", 1982 mas inédito até 2020


                                       

                                        COLUNA

                                        Era uma tarde frese, empelicada.
                                        Eu vinha fria e fétida, mas vinha.
                                        Não tinha resto meu, se tudo eu tinha
                                        Não era nome ou rosto, de onde eu vinha.

                                        Ele me viu da branca paliçada
                                        E veio ao meu encontro, já que eu vinha
                                        Na mesma direção, pois que não tinha
                                        Nenhuma outra saída, de onde eu vinha.

                                        Paramos sobre a ponte. Promulgada
                                        Intimava os atalhos, mais não tinha.
                                        Ele cercava o fogo até o cerne.

                                        E fui ganhando brilho, por um nada.
                                        Sem que nunca soubesse de onde vinha
                                        A ressurgir no tempo em minha carne.

                                        in "Batendo pasto", 1982 mas inédito até 2020

                               

Maria Lúcia Alvim por Sebastião Rocha Reis ©




 



Sem comentários: