22/01/2021

                        Traz-me Um Tempo

 
                        Traz-me um tempo sem mistério.
                        Um tempo sem mácula e límpido,
                        comigo sentado na soleira
                        por entre o zunido dos insecto 
                        e a cantilena dos homens no lagar.
 
                        Devolve-me os gestos que julgava perdidos.
                        Não me fales de viagens!
                        De cidades onde não vivi,
                        dos corpos que consumiste
                        em aventuras mais ou menos frustradas,
                        quando eu nem miragem era.
 
                        Cala o que me desarma,
                        o que me avoluma o tédio:
                        a imagem desses bares onde bebias,
                        nessas noites em que tropeçavas noutros
                        e eu não passava de uma impossibilidade
                        a fermentar numa paisagem
                        antecipadamente derrotada.
 
                        Concede-me de novo esse tempo sem mistério,
                        um tempo cristalino,
                        um tempo de loucura e inocência,
                        um tempo de desejos transparentes,
                        de corpos ardentes e simples
                        como só as coisas puras conseguem ter.
 
                        Victor Oliveira Mateus, in "Aquilo que não tem nome", Coisas de Ler, 2018, Lisboa
 

 

Sem comentários: